
A atividade física auxilia no desenvolvimento do adolescente e na redução dos riscos de futuras doenças, além de exercer importantes efeitos psicossociais. Por outro lado, ao contrário do que se pode pensar, a atividade física nesta faixa etária não é isenta de riscos, sendo que estes envolvem desde lesões corporais até deficiências nutricionais.
A adolescência é um período importante para qualquer pessoa. É uma fase de transição para a vida adulta, onde os jovens começam a ter maior responsabilidade, tem que fazer escolhas que vão ser fundamentais neste novo momento e muitas vezes, é um momento de auto-afirmação.

Mas é um momento onde os adolescentes também passam por mudanças no corpo, devido à alta concentração de hormônios. Os meninos começam a desenvolver pêlos pelo corpo e pelo rosto, a voz engrossa. Já as meninas começam a ter as formas mais arredondadas, desenvolvem seios e começam a menstruar. É um momento, onde a prática de alguma atividade física se torna muito importante.
No entanto, muitos jovens e adolescentes passam horas na frente da televisão ou do computador, deixando as atividades físicas em segundo plano, tornando - se sedentários, o que ocasiona diversos problemas de saúde tais como a obesidade.
Para verificar estes fatos, há aqui uma simples tabela na qual estão inseridas cinco perguntas feitas para 8 adolescentes entre 10 a 15 anos.
Observando os dados na tabela, podemos ter boas expectativas em relação a presença de atividades físicas na vida dos jovens, pois a maioria se preocupa com a saúde e pratica exercícios físicos com acompanhamento profissional que os orientará da melhor maneira. Porém ainda temos um longo caminho a percorrer até que TODOS os nossos jovens estejam enquadrados nas mesmas condições que as da tabela.Mais informações:
http://www.nutrimais.com/nutri/esporte/exerc.asp
http://ccs.ufpel.edu.br/arquivos/ccs_2651.htm
http://www.saudesaude.com.br/saudesaude/arquivo.php?Numero=132
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirProfessora Karina