quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ATIVIDADE 7 - A "Pirâmide das Minhas Atividades"

As atividades físicas não devem ser de maneira alguma um estorvo na vida das pessoas, muito pelo contrário, elas devem ser inseridas no cotidiano, criando um novo estilo de vida.
A pirâmide desenvolvida pelos pesquisadores americanos apresenta essa inserção das atividades físicas de modo prático e fácil para homens e mulheres e têm suas vidas comprometidas por muitos afazeres e que por isso não dispõem de muito tempo.

Na base da pirâmide apresentam-se atividades simples porém que fazem bastante diferença, basta ser criativo!
Caminhe até o correio ou até o mercado; saia andar com o dog, fará bem a você e a ele; procure sempre ir pelos caminhos mais longos e faça um esforço para usar as escadas no lugar dos elevadores. Trabalhar no jardím também é uma exelente opição, além de prazerosa.
Os trabalhos domésticos podem não ser lá tão prazerosos quanto trabalhar no jardím, mas quando bem feitos e respeitanto os limites físicos do corpo são amigos da saúde.

Entretanto, todo esse esforço não adiantará de nada se não for realizado frenquentemente, por isso temos que procurar faze-los todos os dias, pel maior tempo possível.

Passemos para o próximo degrau: Exercícios aeróbicos. Esses tipos de atividades referem-se ao uso de oxigênio na geração de energia dos músculos e trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar e pedalar são apenas alguns exemplos de exercícios aeróbicos.

Por serem atividades um pouco mais complexas que exigem mais esforço físico e dedicação, sua frequencia é menor, isso quer dizer que pode-se fazer 2h30 de atividade moderada ou 1h15 de atividade vigorosa ao longo da semana.

No terceiro degrau temos a famosa e tão praticada musculação, além de abdominal; Ioga e alongamento. Estes são exercícios que mexem com a força e com a flexibilidade do praticante e estão interligadas, por exemplo: é demasiado importante que se faça alongamentos antes de algum esforço físico na academia, para se preparar os músculos. Ja a Flexibilidade é extremamente útil na vida, tanto para a prática de atividades físicas no geral quanto para o dia a dia.
Estes exercícios devem ser praticados, fazem bem para o corpo e para a mente, mas há limites que precisam ser respeitados e é por isso que recomenda-se apenas 2 vezes por semana, pode parecer pouco apenas duas vezes, mas é o necessário para se levar uma vida saudável.

E por último, mas não menos importante : Inatividade, ou de uma forma mais descontraída: a hora de relaxar.
Todos temos que dar um tempinho pra cabeça, relaxar, dormir, ler, assistir filme, etc..Não há nada de ruim em ficar sem fazer nada, mas eu falo de um "TEMPINHO". Não é nada produtivo ficar o dia inteiro da televisão para o pc, do pc pra a televisão, além de ser extremamente chato e monótono.
Enfim, descanse e curta esse "TEMPINHO" da melhor maneira, mas não deixe em hipótese alguma seu corpo acostumar, porque depois torna-se mais difícil voltar aos exercícios!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário